Ser discípulo é de fato seguir ao Senhor. É abrir mão de tudo e estar a disposição para obedecer todos os planos de Deus para a sua vida, mesmo que para isso você tenha que abrir mão dos seus sonhos, planos e vontades. É separar-se do mundo e ter desejo de aprender mais com Ele.


Marcos 8.34-38

34- E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
35- Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
36- Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
37- Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
38- Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.


Em Marcos 8.34-38, Jesus deixa claro que se alguém quiser vir após Ele, deve negar a si mesmo, tomar a sua cruz, e segui-lo. Negar a si mesmo é muito complicado para nós que possuímos uma natureza pecaminosa, mas não impossível. Deus desafiou os israelitas com estas palavras: "Sejam santos, pois eu sou santo" (Levítico 11.44) e da mesma forma nos desafia até os dias de hoje. Jesus, morreu na cruz por nós. E nos convida a ter uma vida de santidade com Ele.

O verdadeiro discípulo tem em seu coração o desejo de ganhar o máximo de almas para o Senhor. Ele é um exemplo no meio de amigos, colegas e familiares. Assim como foi alcançado,ele, se dedica para que outras pessoas conheçam a Cristo. Deve ser disciplinado, deve renunciar todo o pecado.

Quando nos tornamos discípulos, aceitamos uma nova missão, seguir o mestre. Essa missão não é fácil, existe muitas distrações que nos fazem esquecer nossos verdadeiros objetivos e acabamos trocando as coisas de Deus, por atrativos momentâneos que só vão nos trazer prazeres momentâneos. Mas para resistir a essas tentações devemos ser transformados diariamente. 

E tome a sua cruz (Mc 8.34). A cruz representa as nossas dificuldades e problemas de cada um. Tomar a sua cruz significa adotar um novo estilo de vida, ser o diferencial na Terra. Tornar-se o sal da Terra, o "tempero" que falta neste mundo que já é do maligno.

Tenha em mente que todos os esforços serão recompensados, nos seus dias aqui na Terra e quando o nosso Senhor e salvador Jesus Cristo vier para aqueles que escolherem tomar a sua cruz e segui-lo. Não é possível alguém se tornar um discípulo, sem carregar a sua cruz !! Só há uma maneira de possuir vida eterna e em abundância: sendo um discípulo obediente ao Senhor.

A paz do Senhor !! 

João Paulo